domingo, 20 de janeiro de 2013

Dica - Facebook: eu me dou o direito de bloquear!

Eu não escrevo muito sobre dicas de web pq acho que tem muito blog bacana fazendo isso. Mas, como ninguém nasce sabendo e várias pessoas já me perguntaram, o post de hoje é bem basiquinho, com uma dica preciosa sobre a rede social mais comentada do momento: Facebook.
Entrar é fácil, adicionar amigos é bem intuitivo e muita gente já deve ter adicionado você. Quanto mais contatos, mais conteúdo aparece na sua timeline. Bueno, até aí tudo bem, mas assim como na nossa vida offline as vezes aparece alguém com papo chato, com piadinha de mau gosto, na nossa convivência online também é assim! Os chatos falando sobre bebês triturados, bichinhos abandonados precisando de comida, ou vice-versa, me incomodam profundamente... Bem como as imagens de anjinhos piscantes ou aquelas gostosonas semi-nuas do lado de algum carrão... sem falar nos narradores da própria vida ("acordei de mau humor", "tomando café com o momô", "escovando os dentes - viram como sou saudável?!", "saindo para o trabalho, que trânsito"... ), tudo isso tb me incomoda profundamente, pois não nos acrescenta em nada! Desculpa a sinceridade gente, mas isso não é relevante para a minha vida! Ao contrário, viram como somos iguais? Todo mundo tem uma rotina diária meio parecida... dê destaque para coisas especiais. Não tem? Então FAÇA ALGUMA COISA ESPECIAL ou não publique nada! #prontofalei
Após meu desabafo, o lance é o seguinte, cada um tem o seu critério: o meu é dar duas semanas para cada novo contato. E não importa se eu adicionei ou fui adicionada. Nem sempre sabemos como aquele colega de trabalho que parece super legal se manifesta em sua página do Facebook.
Não entendeu? Eu explico, duas semanas é um tempo que eu acho adequado para analisar se o conteúdo da pessoa precisa ser bloqueado ou não. Meu primeiro pensamento é mais ou menos assim: pode ser um mau humor, pode ser TPM. E deixo passar... Num segundo post que pra mim parece inadequado, relevo e penso: vai saber, pode estar deprê, terminou com a namorada, teve um problema no trabalho, tá meio chatinha.
Por fim, se isso se repetir por duas semanas... não tem jeito. Eu me dou o direito de bloquear.
Pra não excluir a pessoa da lista de amigos, a minha dica para salvar a sua timeline é bloquear o conteúdo.

 Se liga no passo-a-passo, bem barbada, e me agradece muito nos comentários lá no final desse post, ok?!

1. Acesse o perfil da pessoa (basta clicar no nome dela, quando aparecer na sua timeline, ou procurar no campo de busca, no topo da página);
2. Passe o mouse em cima do botão "Friends";
3. Clique na opção que estiver com ticker - "Show in News Feed", e ela deve aparecer desmarcada.


E voilá! Prontinho, nada de atualizações indesejadas!

Mais umas diquinhas de política de boa vizinhança:

a) eu nunca aviso ninguém que estou bloqueando o conteúdo da pessoa... não é muito legal (e não, a pessoa não recebe nenhum aviso de que o conteúdo dela não aparece na sua timeline);
b) eu estabeleci o prazo de 2 semanas, sei de gente que não dá 2 horas de tolerância! Então, vc define o que fica interessante pra vc;
c) seguidamente dedico alguns minutos para dar uma "limpa" nesses conteúdos que não me interessam.. vc vai ver que a experiência no Facebook pode ficar muito mais interessante, prazerosa e com coisas lindas a cada minuto!

Espero ter ajudado e pra finalizar, lembre-se de que você também deve ser relevante!!! Falar uma bobagem que outra é permitido... quem não faz isso não tem senso de humor, mas falar duas semanas seguidas de bobagem não dá! Pense no conteúdo que você proporciona para seus contatos... e você não será bloqueado! ;)

Bons likes por aí, 
Abraço\o/
Mel Danda

Um comentário:

  1. Perfecto.
    Tbm costumo dar essa chance aos novos "amigos".
    Só excluo direto aqueles com fotos de bebês com "problemas", ou aqueles que acreditam que compartilhar uma foto vai doar R$0,05. rsrsrs

    ResponderExcluir

Faça parte da corrente, comente!