quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dicas para o twitter - 1

Pessoal,
não sei se todo mundo sabe, to trabalhando com Comunicação Digital... toda a parte de midias sociais da empresa e tal, vários projetos bacanas para site, aplicativos de smartphones, coisas bem ótimas MESMO!
Bom, vários colegas tem me perguntando umas diquinhas básicas, para começar a "brincar" nas redes sociais.
Vou começar pelas diquinhas do twitter, ok?
Lá vai:


1º PASSO BEEEM BÁSICO - vai lá e faz teu perfil. Cadastra email, nomezinho e coloca a fotinho para não ficar com cara de ovo!
Primeira consideração importante: a lógica aqui é a mesma de quando tu vai criar um email.. quanto menos underline, traço ou ponto tiver, melhor. Se tu já fez um email com um nome legal, próximo de ti, segue na mesma linha - as pessoas que já sabem teu email, te encontrarão mais facilmente na rede social.
Exemplo: meu email é meldanda@gmail.com e o meu twitter é @meldanda. Não tem erro. Apelido e sobrenome. Todo mundo conhece, fica muito mais easy!


2º PASSO BÁSICO - "quero tuitar" "quero tuitar", vai lá, só 140 caracteres, não tem erro... ahã... vai lá então e diz toda ideia em duas linhas e meia... é dificil, sim. Tem que dar uma treinadinha, aprender a encurtar uns links e deixar o pensamento mais agil.
Ah! Importante: tu não tem apenas um tweet por dia, tu tem tantos tweets quanto teu conteúdo permitir!!!!! Vai lá e publica todos que te derem vontade!
Segunda consideração importante: O twitter te pergunta "What's Happening?"... mas por favor, não entre em detalhes escatológicos, não entre em detalhes amorosos (tipo aquele apelidinho só de vcs, hehehe, aquele beijinho num lugarzinho que só a sua cara-metade tem acesso, só é legal ao vivo! Pela rede social, pega mal..), tome cuidado para não corrigir o erro dos outros (não é o local mais adequado, a sensação é de estar em público, pense na humilhação que pode ser isso!), enfim, converse com seus amigos se for do seu agrado - para isso basta seguir as pessoas e na hora de escrever colocar o "@" em frente ao nome que vira link, seu amigo vai ver seu tweet no menu "Mentions"; elogie o trabalho dos outros, das empresas e marcas que tu decidir seguir, critique serviços e tenha a grata surpresa de ser atendido! Enfim, utilize seu twitter para descobrir eventos online, shows, standups, palestras e muito mais informação..


3º PASSO BÁSICO - "Mel, tu tá falando do conteúdo mas eu nem sei o q é DM, #FF #ficadica ou #MM?!?!?!"
#aMelexplica: todas as segundas (monday) rola a hashtag (o nome do link que é gerado quando colocamos a "cerquinha" em frente ao assunto que estamos falando) #MM, que significa MUSIC MONDAY!
É o dia de vc indicar bandas legais para ouvir durante o trabalho, clipes, novidades musicais de artistas que vc gosta e quer compartilhar com seus contatos.


#aMelexplica2: todas as sextas (friday) rola a hashtag #FF, que significa FOLLOW FRIDAY!
É o dia de indicar pessoas que tem um twitter super interessante! Por exemplo, eu gosto de indicar para os meus seguidores, meus colegas de trabalho da TI, que tem temas super diferentes em cada perfil, então seria mais ou menos assim:


"Hj tem , então lá vai.. pro pessoal da :       "


#aMelexplica3: DM significa Direct Message - uma espécie de mini-email onde vc pode se comunicar diretamente com apenas uma pessoa, de modo privado.
"Mas Mel, quero mandar uma DM para um gatinho e não consigo...o twitter não me dá essa opção..." Pois é, o twitter entende que DMs são super intimas mesmo, e só podem rolar entre pessoas que se conhecem, então ele só libera essa opção quando ambos se seguem!


Pronto, em 3 passos básicos, já dá pra brincar no twitter!
Ficou com alguma dúvida? Imagino que várias... 
Vai rolar o post 2, 3, 4... to preparando!


Beijo e já coloca tua pergunta aí nos comentários que se eu souber respondona hora!
Se preferir entra em contato pelo twitter: @meldanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte da corrente, comente!